-
Arquitetos: Yabashi architects & associates
- Área: 86 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:yashiro photo office
-
Fabricantes: A&A, Aoyama Dento, IGKOGYO, ISETSU, LIXIL , Sanwa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno deste projeto fica no sopé do Monte Mannichi. Ao redor do terreno há uma área residencial que segue os contornos da montanha e uma nova área residencial onde várias casas são misturadas. O cliente queria uma vida tranquila enquanto olhava para as montanhas e o céu, além disso queriam três vagas de estacionamento para convidar seus pais e amigos. Fazer a construção com mais de um pavimento era um requisito essencial. O projeto, portanto, partiu de uma planta longa e estreita, excluindo o estacionamento do local.
A chave para garantir a privacidade necessária era capturar a paisagem através de uma janela posicionada estrategicamente. O tamanho e a posição da janela foram determinados pelo ângulo de visão que corta as casas e estradas circundantes. As paredes são separadas por paredes semi-abertas, que impedem que as paredes divisórias segreguem a paisagem. Paredes entreabertas permitem ver as montanhas horizontalmente de qualquer lugar da casa. Essa estrutura espacial também contribui para a iluminação e ventilação.
A combinação de janelas tem o duplo efeito de expor a estrutura que é iluminada à noite, enquanto a elevação atua como um meio para transmitir um pouco da rotina e vida cotidiana para o exterior, participando da paisagem de uma área residencial.
O objetivo da experiência deste projeto é ir além da experiência autônoma da arquitetura e criar uma sensação de abertura que conduz ao senso de vida nesta residência.